Uma aglomeração de visitantes no Zoológico de Ueno, em Tóquio, se formou hoje em frente ao recinto de dois pandas que deixarão o Japão rumo à China, que detém propriedade sobre eles. A repatriação dos animais ocorre após meses de escalada na tensão diplomática entre os países asiáticos.
O que aconteceu
Visitantes se emocionaram e registraram os últimos momentos dos pandas gigantes Xiao Xiao e Lei Lei no Japão. Segundo a Xinhua, agência de notícias estatal chinesa, os animais partirão para a China no próximo dia 27. Em dezembro, o Japão anunciou que anteciparia a repatriação dos ursos, prevista para fevereiro.
Será a primeira vez em mais de meio século que o Japão ficará sem pandas. Os primeiros ursos da espécie foram cedidos temporariamente em 1972, como gesto de normalização das relações entre Tóquio e Pequim. Não há perspectiva do envio de novos pandas da China ao Japão.
O governo chinês tem adotado ao longo das últimas cinco décadas a "diplomacia dos pandas". Desde. o início dos anos 70, o envio dos animais têm sido um gesto discreto de diplomacia chinesa para evidenciar a disposição do governo em estreitar relações com determinados países.
Leia a matéria completa em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2026/01/25/japoneses-se-despedem-de-pandas-rumo-a-china-apos-tensao-entre-paises.htm
FONTE: noticias.uol.com.br